Joanne Linville, que fez uma aparição memorável em “Star Trek” como comandante romulana na série de TV original, morreu no domingo (20) em Los Angeles. Ela tinha 93 anos.
Em uma declaração ao USA TODAY, sua família disse que Joanne “viveu uma vida plena”.
“Aquela cujo espírito, paixão pela arte e pela vida foram uma inspiração para todos os que tiveram o prazer de conhecê-la”, prossegue o comunicado. “Uma mãe amorosa e avó orgulhosa”.
A atriz, nascida em 15 de janeiro de 1928, em Bakersfield, Califórnia, se destacou em um aclamado episódio de 1961 de “The Twilight Zone”. Ela interpretou uma beldade sulista nos dias finais da Guerra Civil, que aprende o custo da guerra e do ódio em uma das famosas reviravoltas da série clássica.
Joanne Linville também interpretou uma comandante romulana que se envolve com o Sr. Spock (Leonard Nimoy) em um episódio memorável de “Star Trek” de 1968. Ela apareceu em mais de 100 programas de TV e filmes durante uma longa carreira como atriz.
Joanne estudou artes cênicas e frequentemente era convidada para fazer aparições na televisão e no cinema, sendo presente dos anos 1950 até os anos 1980.
No final dos anos 80, Joanne e Adler começaram a escrever um livro juntos. Ela também escreveu o livro “Sete Passos para um Ofício de Atuação”, publicado em setembro de 2011.
Morreu ontem, a atriz Joanne Linville, que interpretou a comandante romulana no episódio "The Enterprise Incident", para mim um dos melhores da série clássica. Joane tinha 93 anos. RIP. 🖖🖤#StarTrek #JoanneLinville pic.twitter.com/hPDpfcpj07
— Star Trek Brazil 🇧🇷 (@startrek_brazil) June 22, 2021
Os fãs de “Star Trek” se lembram de Joanne no episódio “O incidente corporativo” de 1968, um dos favoritos dos fãs na última temporada do programa de TV original.