Foi ainda no século XVIII que o jogo sudoku foi inventado, pelo matemático suíço Leonhard Euler. No entanto, uma das figuras que mais atuou na popularização do jogo foi o japonês Maki Kaji. O trabalho foi tão grande que sua popularidade o deu o título de “pai do sudoku”.
Ontem (16), a editora Nikoli confirmou a morte de Kaji. Ele vinha lutando contra o câncer há alguns anos. Segundo o comunicado, Kaji morreu em casa e uma cerimônia será feita em sua homenagem, ainda sem data definida.
“Kaji era conhecido como o pai do Sudoku e foi amado pelos fãs dos quebra-cabeças em todo o mundo“, dizia o comunicado da editora. A figura de Kaji é um grande consenso entre os fãs do jogo, embora a versão mais moderna do jogo tenha sido criada nos Estados Unidos.
O nome Sudoku foi popularizado por Kaji, embora o jogo original seja suíço. Acontece que o japonês teve um papel decisivo na popularização do quebra-cabeça nos últimos anos. Foi na década de 80, através da editora Nikoli, que o jogo chegou ao Japão e se popularizou.
O jogo foi criado na Suiça e teve seu desenvolvimento moderno nos EUA, mas se popularizou com o nome japonês de “Sudoku”. A notícia da morte foi um grande golpe aos fãs do jogo.
Kaji lutava contra um câncer e estava em casa. Não foram dados detalhes do estado de saúde dele antes da morte.