Quem gosta de acompanhar as novelas do SBT com certeza já se deparou com títulos mexicanos como “Rubi”, “Canavial de Paixões” e “A Outra”. Todas as novelas tem grande tradição tanto em seu país natal, quanto na emissora paulista.
No entanto, todas as produções perderam ontem uma grande atriz. Josefina Echánove morreu ontem (29), aos 92 anos. Representantes da atriz não confirmaram as causas da morte, mas a notícia gerou grande comoção e atingiu diretamente o seio do entretenimento do país.
Echánove era uma atriz de grande tradição e reconhecimento no México, tendo atuado em cerca de 30 filmes e 20 novelas. Assim como no Brasil, a produção televisiva no México é uma paixão nacional e mexe realmente com as emoções.
No Brasil, Josefina ficou conhecida com a transmissão das novelas justamente no SBT. Já pela CNT, foi transmitida “Canavial de Paixões” em sua versão mexicana. O público brasileiro, portanto, também já estava familiarizado com a atriz.
Em 2004, já com 76 anos, Josefina realizou seu último trabalho na TV com um personagem fixo. Ela deu vida a protetora de Maribel, na novela “Rubi”. Depois disso, fez pequenas participações em outras produções da Televisa, México, até 2012.
Echánove teve 3 filhos, todos seguiram seus passos na comunicação e entretenimento. María del Sol é cantora, Alonso Echánove é ator, enquanto Peggy Echánove seguiu a carreira de jornalista. Não foram divulgados detalhes sobre o velório e sepultamento da atriz.
HOY, Doña Josefina Echánove… La Reina Madre… Descansa. 🙏🏻🙌 pic.twitter.com/Mj77ZI46Up
— Maria del Sol (@maria_del_sol) December 29, 2020