Foi anunciada mais uma morte de uma pessoa talentosa em nosso país. Nesta noite de quinta-feira, dia 3 de junho, a morte de Berenice Azambuja, cantora, gaiteira e compositora, ocorreu. Infelizmente, ela não resistiu às complicações causadas por uma parada cardíaca. Ela partiu aos 69 anos de idade.
De acordo com informações de canais de comunicação, ela estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, localizado na região norte do Rio Grande do Sul.
Ainda foi dito que a artista estava lutando contra uma triste doença. O câncer. Ela tinha sido diagnosticada com um câncer na região de seu pâncreas. A doença certamente agravou e fragilizou o seu estado de saúde.
A cerimônia de despedida está marcada para acontecer nesta sexta-feira, dia 4 de junho. O horário do enterro está previsto para ocorrer às 17h.
Berenice nasceu no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Ela foi considerada uma das mulheres pioneiras na música que exalta toda a cultura tradicional dos gaúchos.
Durante sua longa trajetória, ela gravou dezessete discos. Destes, três lhe renderam um disco de ouro.
Confira abaixo um vídeo que mostra um pouco mais de seu trabalho:
Ver essa foto no Instagram
A morte da gaiteira gerou uma enorme tristeza na região. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez questão de lamentar a partida, visto que se tratava de um verdadeiro símbolo para os gaúchos.
‘Descanse em paz. Sentiremos saudades’, diz um trecho de sua homenagem.
O Rio Grande do Sul perdeu na noite passada uma referência na música nativista e um exemplo de superação e amor pelo nosso Estado. Que a gaiteira e guerreira Berenice Azambuja descanse em paz. Sentiremos saudades! Minha solidariedade aos familiares e amigos.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) June 4, 2021