Quem já parou para acompanhar algum concurso de beleza deve saber que as mulheres geralmente devem atender padrões totalmente surreais para estarem ali. Mas isso pode estar mudando muito lentamente e de forma sútil.
Há quem discuta que esse tipo de competição serve apenas para reforçar padrões e alimentar pensamentos discriminatórios. Por outro lado, há quem defenda esse tipo de concurso com unhas e dentes. Enquanto isso, pequenas atitudes parecem fazer diferença.
Esse é o caso de Melissa Raouf, britânica de apenas 20 anos que chamou a atenção do mundo ao chegar na final do concurso de “Miss Inglaterra” sem usar nenhuma grama de maquiagem no rosto. A jovem explicou que a decisão foi proposital.
“Por muito tempo, senti como se nunca estivesse completa sem usar make-up. Recentemente, aceitei que a confiança interior sempre brilhará muito mais radiante do que qualquer quantidade de maquiagem, e isso tem sido libertador“, explicou Raouf.
A jovem explica que não é contra maquiagem, mas que sente a necessidade de reforçar que nenhuma mulher deve ser refém de cosméticos. A jovem defendeu a quebra de padrões de beleza e acredita que o uso de maquiagem deve ser uma escolha, não uma regra.
View this post on Instagram
Sua participação no concurso tem dado o que falar e seu discurso, bastante forte para alguém tão jovem, tem gerado fortes reações no país. Raouf avançou para a final do concurso e usou suas redes sociais para agradecer o apoio que tem recebido.