Ministro revela detalhes do ‘novo benefício’ que substituirá o Auxílio Emergencial; 14,3 milhões de brasileiros poderão receber

O ministro trouxe novidades sobre o Bolsa Família.

Nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro, o atual ministro da Cidadania, Onxy Lorenzoni, participou de uma entrevista concedida para a Rádio Bandeirantes. Ele participou do programa comandado por José Luiz Datena. Um dos assuntos comentados foi o Bolsa Família e os planos para o benefício no ano de 2021.

Onxy comentou que uma reformulação para o Bolsa Família deve ser apresentada ainda em fevereiro. A principal ideia do governo é ampliar o número de beneficiários e reajustar o valor, trazendo uma quantia maior par as famílias mais necessitadas.

Não foi detalhado pelo o ministro quais outras mudanças deveriam ocorrer com o programa, já que ele esclareceu que tudo dependia do orçamento. Porém, ele comentou sobre a possibilidade de serem adicionados prêmios. Estes prêmios são concedidos aos jovens que fazem parte do Bolsa Família e envolveriam méritos esportivos, escolares e científicos

A expectativa é que o benefício seja elevado para os 200 reais em média e que atenda mais de 14,3 milhões de famílias brasileiras, ainda que exista uma fila de espera que já passa da casa do milhão.

O ministro ainda comentou sobre as estratégias que o atual governo vem utilizando e trabalhando. Ele reforça que as prioridades são a extensão e ampliação do Bolsa Família, programa de microcrédito e ações que estimulam a empregabilidade em nosso país.

No ano de 2020, o governo chegou a trabalhar com propostas de novos programas de renda básica, como o ‘Renda Cidadã’ e o ‘Renda Brasil’, mas os projetos não foram levados adiantes devido a falta de espaço no orçamento.

Onxy ainda disse que há uma falta de dinheiro para a prorrogação do Auxílio Emergencial.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.