Para Paulo Guedes, a culpa da alta no preço do arroz seria das pessoas mais pobres que estão fazendo mais compras no supermercado, a declaração foi dada nesta terça-feira, dia 15, durante uma live e muitos internautas ficaram revoltados.
O ministro da Economia disse que o arroz vem tendo alta no Brasil em meio a esta pandemia devido à melhora na condição de vida dos mais pobres. A declaração polêmica foi dada em uma live da Telecomunicações do Brasil.
E não parou por aí, o ministro de Jair Bolsonaro disse que o Auxílio Emergencial e o saque emergencial do Fundo de Garantia se tratam de ‘enxurrada de dinheiro’ para os mais pobres, que estariam usando esse dinheiro para comprar comida, inclusive o arroz e com isso o preço dispara.
Guedes ainda destacou que a principal preocupação dos brasileiros mais vulneráveis é garantir a alimentação e conseguir construir a casa própria, citando ainda que tem sido registrado um ‘boom’ da construção justamente porque as pessoas de baixa renda passaram a comprar materiais para construírem ou reformarem suas residências.
Para o ministro da Economia, o fato dos pobres irem mais ao supermercado e até comprarem material de construção mostra que a vida deles está melhorando e que o preço do arroz vai subindo à medida que a procura aumenta.
Por fim, Guedes alega que a partir do início de 2021 uma ‘supersafra’ de arroz ajudará a fazer com que o preço caia, sendo que esta alta seria um problema passageiro.