Um caso inusitado na medicina teve um final feliz e 10 anos depois é motivo de comemoração para todos. Tanto para a equipe médica que atendeu ao caso, quanto para os familiares do paciente.
Esse caso a ser contado aqui é de Bowen Hammit, um menino que nasceu com uma síndrome rara, a do Coração Esquerdo Hipoplásico. Ou seja, a pessoa que nasce com essa síndrome tem o lado esquerdo do coração subdesenvolvido, como se tivesse ‘meio coração’.
Após seus primeiros dias de vida o menino passou por uma cirurgia, porém a chance de ele sobreviver era de apenas dois meses. Depois ele precisou de outras duas cirurgias chamadas de ‘peito aberto’. Mesmo que não fossem a cura da doença, elas aumentavam a expectativa de vida dele.
“Me lembro de estar com ele e de pensar – tenho que segurá-lo como se fosse a última vez que faço isso”, relembrou o pai do menino, Matt Hammitt, durante uma entrevista concedida. O pai diz que é muito difícil viver sabendo que a qualquer momento pode perder o filho.
Mas felizmente tudo acabou bem, os anos passaram e hoje Bowen completa seu décimo aniversário. Feito este que está contrariando os prognósticos médicos de quando ele veio ao mundo.
A história dele é tão surpreendente que está prestes a ganhar um documentário que fala um pouco de sua doença, que se chamará: “O Coração de Bowen”, em tradução direta para o português.