Um menino de apenas 2 anos de idade se encontra entre a vida e a morte após ter se engasgado com a peça de um brinquedo. Neste momento, ele está internado na CTI da Santa Casa, na região de Montes Claros, Minas Gerais.
A criança foi identificada pelo nome de Luiz Otávio Aquino Madureira. Sua mãe, Isabela Aquino, relatou que tudo ocorreu quando a família foi visitar a avó, neste domingo, dia 17 de janeiro.
A mãe conta que seu filho estava sentado, brincando como de costume, e quando ela notou, ele já estava com uma pecinha de flecha na boca dele. Diante disso, ela pediu para o seu filho tirar da boca, mas a criança acabou sugando a peça e o brinquedo foi parar em sua garganta. A mãe ainda tentou puxar, porém percebeu que já estava muito fundo. Imediatamente, ela o encaminhou para a unidade de saúde mais próxima.
Isabela levou seu filho ao hospital com a ajuda de seu irmão. No caminho, tentou de diversas maneiras retirar a peça de dentro do corpo de seu filho, enquanto o seu irmão, desesperado, gritava para os outros carros o deixarem passar. A criança chegou a desfalecer e sua mãe implorou por sua vida, ressaltando que ele era um presente, já que demorou mais de 1 ano para conseguir engravidar.
A criança teve parada cardiorrespiratória e obstrução das vias aéreas. Neste momento, a criança está entubada, porém com o quadro estável.
Orientação dos especialistas
O Corpo de Bombeiros orienta que em casos de engasgo se ligue imediatamente para o número 193.