Uma foto que foi tirada pelo fotógrafo João Paulo Guimarães na cidade de Pinheiro, cerca de 333 km de São Luis, chamou bastante a atenção há poucos dias. Uma foto que foi tirada em um lixão do município mostra Gabriel, de 12 anos de idade, que estava acompanhando sua mãe no local, feliz no momento em que encontrou uma árvore de Natal no meio dos entulhos.
João relata que Gabriel estava catando o lixo desde as 7h da manhã e no meio de toda aquela sujeira, encontrou uma árvore de Natal e ficou muito feliz. Ele mostrou para sua mamãe, dona Maria, fazendo planos de montar ela no Natal na sala de sua residência.
A foto viralizou e Gabriel ganhou uma árvore de Natal nova, além de muitas outras coisas que foram arrecadadas através de uma campanha online.
Gabriel ganhou presentes no momento em que estava acontecendo uma audiência pública no dia 10 de novembro, quando foi oficializado o projeto chamado Associação de Catadores de Pinheiro. Devido a isso, a intenção é uma organização melhor do trabalho e a busca por políticas públicas em benefícios de famílias que hoje vivem da reciclagem próximo ao município.
O prefeito do município, João Luciano Silva Soares, também esteve presente na audiência e se comprometeu na frente de todos em fornecer uma renda mínima de cem reais por mês.
A Secretaria afirma que esteve presente na cidade no dia 10 do mês passado, “para estimular os catadores a criarem suas cooperativas, para, assim, promover o protagonismo e assegurar direitos da categoria”.