Existe um ditado que diz que o sorriso pode mudar o mundo, mas nem sempre a mudança começa no sorriso. As vezes, a mudança começa naquilo que gera o sorriso e a dentista Amanda Mattos é uma das pessoas que mais pode falar disso.
Há cinco anos, ela conheceu o pequeno Ryan Coutinho. O menino sofria de um problema de saúde que o deixou sem dentes, afetando profundamente sua autoestima e também a sua qualidade de vida. Amanda decidiu agir para melhorar a vida do menino.
“Ele sofre um processo de agenesia. Tem uns dentes que ele não vai ter. Não sabemos se é questão genética, ou se foi arrancado precocemente”, explica Amanda. Ao longo desses anos, Amanda ofereceu assistência odontológica ao menino.
Apesar de já estar com uma grande mudança em sua vida, Ryan ainda deve continuar sendo acompanhado por Amanda até completar os 18 anos, quando a dentista projeta fazer o implante definitivo dos dentes que o menino não tem.
Até lá, Ryan conta com próteses. O menino se emociona bastante ao falar sobre as mudanças que viveu e Amanda também percebe. Ela conta que, no começo do tratamento, Ryan era muito retraído e andava sempre de capuz, como se tentasse se esconder.
Sobre sua atitude, Amanda reflete. “É ver o outro com solidariedade e compaixão. Eu não fiz nada mais do que aprendi na faculdade, na rede pública. E um simples ato teve uma repercussão na vida dele”, afirma.