Uma criança de apenas dois anos morreu ontem (03), no interior do Maranhão, vítima de raiva. De acordo com informações locais, apuradas pelo portal Uol, o menino foi atacado por uma raposa e acabou sendo mordido.
O caso aconteceu no povoado de Santa Rita, município de Chapadinha. Ao chegar na emergência, o menino foi atendido mas não recebeu a vacina antirrábica. O procedimento seria o padrão para casos como esse.
O menino foi identificado como Luís Samuel Almeida da Silva. Segundo informações, o menino passou por idas e vindas ao hospital, até que o caso se agravou e ele foi transferido para São Luís, já no dia 23 de setembro.
Em Sao Luís, no entanto, o caso já era considerado grave e o menino não resistiu. O caso levou a uma investigação que vai apurar se houve negligência médica por parte dos médicos que realizaram os primeiros atendimentos ao menino.
Luis foi atendido pela primeira vez no dia 4 de agosto, por uma médica. Na ocasião, o relatório médico afirma que a família relatou arranhadura de gato e que o menino passou por limpeza no ferimento e recebeu curativo.
Já no dia 13 de setembro, o menino voltou a emergência com relatos de enjoo, dor e dificuldade respiratória. O menino fez nebulização, recebeu receita de antibiótico e medicamento para dor e enjoo, mas foi liberado.
O diagnóstico só foi confirmado dias depois, quando, já no dia 20, o menino voltou ao hospital com sintomas agudos da doença.