Aos 11 anos de idade, um menino foi responsável por salvar a vida da mãe. Giuliana Paola Martin é diabética e teve uma crise de insulina, quando caiu desacordada e foi encontrada pelo menino, que agiu com calma e seguiu as orientações.
O menino, que tem grande paixão por carros, tem como um de seus carros favoritos a viatura da Samu. Graças a sua paixão, se interessou por fazer o programa Samuzinho, que ensina primeiros socorros a crianças.
Foi graças a esse treinamento que o menino soube exatamente o que fazer. Ao confirmar que a mãe estava desacordada, o menino correu e testou a glicose da mãe, confirmando que o valor estava fora do adequado.
Para impedir que mais insulina fosse bombeada para a corrente sanguínea da mãe, o menino desligou a bomba e logo ligou para a Samu. No telefone, o menino foi seguindo as orientações enquanto aguardava pela chegada do socorro.
Muito atento, o menino pensou em tudo e até mesmo colocou focinheira no cachorro para que os socorristas pudessem entrar na residência com segurança. Um dos socorrista admite que chegou a pensar que se tratava de um trote.
No entanto, a corporação acabou acreditando porque o menino afirmou ter participado do Samuzinho. Para Carlos Costa, um dos socorristas, o menino tem todo o perfil para seguir na profissão. Para os profissionais, o menino afirmou que gosta de ajudar e não gosta de ver ninguém morrendo.