Uma das brincadeiras mais populares entre as crianças em todo o país, a prática de soltar pipa é, em geral, inofensiva e garante horas de diversão, o que acaba conquistando até mesmo adultos. Infelizmente, no entanto, acidentes acontecem todo ano associados a brincadeira.
Soltar pipa por si só não oferece riscos, mas algumas ações associadas podem representar um risco sério à vida. Uma das principais causas de acidente, por exemplo, é o uso de cortantes para tornar a linha mais “poderosa” nos confrontos no céu.
O problema nesse caso é que, quando a linha está baixa, pode cortar ciclistas, motociclistas e pedestres em geral. Além disso, estão os atropelamentos, geralmente causados pelo descuido daqueles que estão disputando a pipa que olham para cima enquanto correm.
Por fim, o terceiro e principal risco são as descargas elétricas, que fazem vítimas frequentemente na alta temporada. Uma das mais recentes, o menino Pedro, de apenas 8 anos de idade, que brincava na laje de casa.
O menino soltava pipa na laje e, ao que tudo indica, sofreu a descarga quando a linha da pipa se enroscou em um dos fios de alta tensão que cercavam a propriedade. O garoto estava acompanhado de um primo, que não se feriu.
O SAMU e o Corpo de Bombeiros foram acionados e chegaram a reanimar o menino ainda na laje da casa, mas Pedro acabou não resistindo no caminho ao hospital e faleceu.