Joelma Gonçalves, de 37 anos, falou ao G1 sobre a condição de saúde do filho que, de acordo com a família, precisa de uma cirurgia de emergência. A dona de casa afirma que o menino, de 11 anos, sofre com pelo menos 6 episódios de falta de ar por dia.
Paulo Eduardo nasceu com microcefalia e, de acordo com a mãe, teve também um quadro de paralisia devido a erro médico. Agora ele também sofre com uma grave escoliose, que se caracteriza por um deslocamento da coluna.
A coluna do menino está crescendo deslocada e, desde que ele tinha 6 anos, tem se tornado cada vez mais grave. O caso agora ameaça diretamente a vida da criança, conforme explica a mãe, já que tem pressionado o pulmão e o coração.
A mãe compartilha a apreensão com a situação do filho porque, conforme explica, o médico dele explicou que a cirurgia não pode ser realizada depois dessa janela de idade que ele possui agora. A família tenta realizar o procedimento no Hospital do Servidor Público, na cidade de São Paulo.
A cirurgia de Paulo Eduardo chegou a ser marcada para abril, mas a mãe desistiu de levá-lo por medo do novo coronavírus. Agora, a expectativa é que o hospital remarque a data da cirurgia. A mãe explica que ele é sempre atendido nessa mesma unidade.
No entanto, a nova data para o procedimento não foi marcada e, ao que tudo indica, trata-se de um caso urgente. O hospital afirmou, em nota, que o caso de Paulo Eduardo está sendo acompanhado e que, em nenhum momento, houve recusa em atendê-lo. A instituição de saúde também afirma estar em contato com a família.