Um homem de 47 anos morreu, no interior do Pará, após ser atropelado por uma criança de 11 anos. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curuçá, Odair José Monteiro de Jesus caminhava pela rua quando foi atropelado.
O homem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo informações, obtidas pelo Uol, o menino foi socorrido com ferimentos leves e ambos foram encaminhados ao hospital da região.
Segundo o sindicato, o contexto do acidente ainda não esta confirmado mas, ao que tudo indica, o menino “brincava” com a motocicleta quando perdeu o controle e atropelou Odair.
“O que apuramos foi que o garoto vinha levantando a moto, perdeu o controle e acabou atingindo o trabalhador”, afirmou Raimundo Silva, diretor do sindicato. Raimundo lamenta ainda a falta de cuidado dos condutores na via onde houve o acidente.
A polícia civil confirmou que foi aberto inquérito para investigar o caso, mas negou-se a dar maiores detalhes alegando sigilo. O Uol consultou especialistas e explicou quem pode responder pela morte do trabalhador, visto que o condutor da moto era menor de idade.
Neste caso, a responsabilização pelo acidente pode sobrecair tanto nos responsáveis legais do menor, quanto sobre o proprietário da motocicleta – seja quem for. As investigações vão apurar quem pode e deve responder pelo que.
Ainda segundo a reportagem, as leis são brandas em caso de acidente de trânsito porque assumem que trata-se de um crime culposo.