O fato de um teste para Covid-19 dar negativo não significa necessariamente que o indivíduo esteja livre do vírus, por isso muitas pessoas repetem o teste e ainda assim continuam atentas para ver se não apresentam nenhum sintoma.
O CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, divulgou um caso que tem chamado a atenção de pessoas do mundo todo, pois uma menina de 13 anos testou negativo para o coronavírus e mesmo assim infectou vários que entraram em contato com ela.
Ela estava viajando com a família de férias e ninguém se preocupou em usar máscara de proteção facial ou manter a distância de dois metros. A família acredita que o fato do teste ter dado negativo para o novo coronavírus era uma garantia de que todos estavam bem, deixando os cuidados de lado.
Nos primeiros dias a menina ficou com o nariz congestionado, mas não apresentou nenhum outro sintoma da Covid-19. Então os familiares acharam que era só uma gripe.
A partir daí ela foi contaminando as pessoas. No fim da viagem de férias, eram 14 infectados, sendo que um ficou em estado mais grave e precisou ser hospitalizado, enquanto outro foi encaminhado para o pronto-socorro.
Os cientistas já alertaram a todos que as crianças podem até não sofrer o quadro mais grave da Covid-19, mas são “superespalhadores” e podem levar a doença para todos que mantém qualquer mínimo contato, incluindo vizinhos e amigos.