Balas ácidas não são novidade no mercado das guloseimas e sempre fizeram sucesso com a garotada. No entanto, trata-se de um alimento que deve ser consumido com cuidado e sob supervisão dos pais, dependendo da idade da criança.
Um caso na Austrália causou grande surpresa e repercussão. Uma menina de apenas 4 anos sofreu graves queimaduras na língua depois de ingerir uma grande quantidade de doces ácidos. Segundo informações da mídia local, a pequena colocou 10 balas na boca de uma única vez.
O resultado disso foram queimaduras em pontos da língua. Kirsty Wright foi pega de surpresa com os gritos da filha, que pedia por socorro em meio as lágrimas. Wright então entrou em contato com o médico da família, mas descobriu que não havia muito a ser feito.
Para lidar com a queimadura, o médico apenas recomendou compressas de água e analgésicos, para administrar a dor e o desconforto da menina. Dada a localização da queimadura, a única opção era a de aguardar pelo corpo reagir.
Quando consumidos em poucas quantidades, esses doces não chegam a oferecer risco à saúde. No entanto, em grandes quantidades a sua toxicidade pode se equiparar a de ácido clorídrico. As queimaduras provocadas podem ser graves.
A four-year-old girl has suffered burns to her tongue after eating Warheads sour lollies.
While there are clear warning labels on the packaging, dentists say they should be restricted for children because of high acidity levels. @nearyty_9 #9News pic.twitter.com/6oGS9MSBx4
— 9News Melbourne (@9NewsMelb) November 8, 2021
Felizmente, a menina se recuperou plenamente após alguns dias. No entanto, a família quis divulgar o caso para fazer o alerta. No Brasil, existem muitos doces ácidos disponíveis no mercado e é bom estar atento.