Um caso médico curioso registrado no Brasil tem rendido curiosidade de profissionais da área da saúde e leigos em todo o planeta. Trata-se da pequena Luna Fenner, de apenas dois anos e sete meses de idade, que segue em tratamento iniciado na Rússia desde os primeiros dias de vida em virtude de um problema de pele pouco usual na literatura médica.
Luna ficou mundialmente conhecida em 2019 por conta das marcas em seu rosto com aspecto semelhante à da máscara do personagem Batman. Por conta disso, a brasiliense Carolina Fenner, mãe da garota, deu início a uma campanha de arrecadação por meio das redes sociais com o objetivo de angariar fundos para que a menina pudesse passar pelo tratamento adequado.
O problema de saúde da criança é conhecido como Nevos Melanocítico Congênito. Desde o início do tratamento, foram cinco cirurgias na cidade de Krasnodar, na Rússia, com retirada de três tumores malignos do rosto ainda no primeiro procedimento.
A melhora no rosto de Luna é visível. De acordo com Carolina, a criança comemora o fato do tratamento avançar a cada dia, deixando-a linda como uma princesa. “Ela fala o tempo todo: ‘Mamãe, o médico tirou o pretinho do meu rosto, agora eu estou igual a uma princesa’”, narra a matriarca.
O último procedimento cirúrgico de Luna está marcado para março de 2022 para corrigir algumas pequenas manchas que ainda restaram. Depois disso, a menina retorna ao Brasil com a família, onde passará por novas cirurgias – desta vez plásticas -, tendo em vista o aspecto de “pele queimada” que precisa ser revertido após as intervenções médicas.