Menina de 12 anos da comunidade ianomâmi morre após ser abusada por vários garimpeiros, afirma líder indígena

Líder indígena afirma que os garimpeiros são perigosos e violentos.

A comunidade indígena ianomâmi vem sofrendo com a invasão de suas terras pelo garimpo ilegal.

Nesta última segunda-feira (25), o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, que também atua como um líder da comunidade indígena, veio a público através de um vídeo compartilhado nas redes sociais para denunciar o estupro e morte de uma menina de 12 anos.

O crime aconteceu na região conhecida como Waikás, que fica dentro da demarcação da Terra Indígena Yanomami, uma das mais atingidas pelo garimpo ilegal.

Segundo Hekurari, alguns garimpeiros invadiram a comunidade Aracaçá, a garota estava sozinha na comunidade quando os garimpeiros atacaram o local e levaram menina para as barracas onde eles se abrigam.

Uma tia da adolescente tentou impedir, ela estava com uma criança no colo, mas a mulher foi empurrada no rio.

A mulher teria se salvado, mas a criança desapareceu nas águas do rio Uraricoera. Sendo assim a ação criminosa dos garimpeiros fizeram duas vítimas fatais.

Hekurari afirmou que a comunidade Aracaçá está cercada pelo garimpo ilegal e ficou no meio dos acampamentos dos garimpeiros espalhados pela região.

Há alguns dias a Hutukara Associação Yanomami, havia denunciado a violência sexual cometida por garimpeiros contra as mulheres e meninas das comunidades ianomâmi.

Para ver a reportagem completa CLIQUE AQUI!

O líder indígena afirmou que informou a Polícia Federal e ao Exército sobre o estupro e morte da adolescente. Ele afirmou que iria até Aracaçá nesta terça-feira (26), para retirar o corpo da menina do local e levá-lo para a realização de exames cadavéricos no Instituto Médico Legal (IML), na cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.