A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou o desarme de 93 explosivos pelas ruas de Araçatuba. Os artefatos foram deixados por criminosos na madrugada de segunda-feira, durante o mega-assalto que causou três mortes e 4 feridos.
Ao todo, as autoridades confirmaram o resgate dos seguintes itens:
- 32 artefatos nas ruas
- 29 artefatos no caminhão abandonado
- 13 artefatos deixados no Banco do Brasil
- 19 artefatos achados em carros abandonados em Bilac
- 70 cartuchos de emulsão no caminhão
Para não oferecer riscos de detonação, a polícia efetuou o disparo dos explosivos em Água Branca, dentro de um Aterro Sanitário, bem afastado de casas e qualquer possível vítima. A ação é protocolar em casos de recuperação de explosivos, já que o armazenamento desses materiais é perigoso.
De acordo com informações confirmadas pelo G1, a polícia federal avalia se o caso deve ser investigado como assalto ou atentado terrorista. O que esta sendo levado em conta é a grande quantidade de explosivos usados.
Além do caos espalhado na madrugada de segunda-feira, as consequências continuam sendo sentidas. Por medo de que existam mais artefatos espalhados pela cidade, a prefeitura cancelou as aulas e aguarda a liberação da polícia.
Três pessoas morreram, sendo uma suspeita de participação no crime e dois civis, e quatro ficaram gravemente feridas. Dezenas de pessoas foram feitas reféns e usadas como escudo humano. Pelo menos dois homens foram forçados a se segurarem no teto e no capo de um carro em movimento, além de tiros terem sido disparados contra janelas de moradores.