Depois de um turno doloroso, o médico Mauro Tamessawa usou as redes sociais para fazer um relato comovente. Ele atua no Hospital das Clínicas, em Curitiba, e precisou estar do lado de um paciente em seu momento mais vulnerável.
Tamessawa contou a história de uma paciente jovem, de apenas 29 anos, mãe de três filhos. O quadro chegou ao ponto em que não havia outra alternativa, a paciente precisaria ser entubada. Tamessawa conta que a jovem entrou em desespero ao ser informada sobre a intubação.
Ciente dos riscos que corria, a jovem ainda fez um duro pedido ao médico. Ela tinha medo de não se recuperar e então pediu que não fosse mais acordada, caso não restassem mais chances de sobreviver. “Antes de sedá-la ela me pediu que se não conseguisse tirar o tubo dela, que era para não a acordar, pois não queria mais sofrer… muito triste”, desabafou o médico.
O médico conta ainda que estava com a agenda cheia, precisando dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo, mas tirou um minuto para ligar para a mãe da paciente. Elas puderam ter uma última conversa antes da intubação. Infelizmente, a jovem não resistiu e morreu.
Tamessawa conta que não conteve a emoção ao perder a paciente. O médico revela que chorou a morte da jovem, mas que também se sentiu feliz por ter feito a ligação. Mesmo atarefado, o médico revela: “pensei que aquele podia ser o último momento das duas, achei que era o melhor a ser feito”.
“Foi triste, muito triste…mas teria sido muito pior se não tivesse dado esses 15 minutos para ela e a família se falarem pela última vez”, desabafou.