Diversas regiões do Brasil estão enfrentando um intenso frio. Em algumas regiões do sul do país, se foi registrado até mesmo sensações térmicas que chegam a 20 graus negativos. Na cidade de São Paulo, um vento frio circula e deixa muitos preocupados. Isso ocorre por conta de um ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul, e nas próximas semanas, é esperado que a temperatura se mantenha baixa.
Foi explicado por alguns especialistas como evitar os riscos do frio, como a hipotermia. O ideal é sempre usar agasalhos e se esquentar. Se o corpo tiver com uma temperatura abaixo de trinta e cinco graus, alguns sintomas podem aparecer, como alterações no raciocínio, perda de sensibilidade tátil, alterações na fala e nos movimentos.
Rodrigo Cantarelli, filiado ao Hospital Memorial São José, localizado em Pernambuco, comentou mais sobre o assunto das consequências do frio.
“O coração fica sobrecarregado e eventuais placas de gordura podem se soltar e, uma vez na corrente sanguínea, interromper seu fluxo e ocasionar infarto e acidente vascular cerebral”, explicou.
No frio, ainda é observado um aumento de 30% para ataques cardíacos.
Diante disso, apesar do clima ser considerado o favorito de muitos, é importante tomar diversos cuidados, como o de sempre estar bem agasalhado. Além disso, não deixe de consultar um médico caso esteja sentindo qualquer sintoma fora do normal. Realize sempre os exames que são solicitados por um profissional de saúde.