Médico comove com desabafo pior plantão da pandemia, não há leito de UTI, só desespero e adeus

As pessoas estão morrendo porque não há leitos nos hospitais.

O Brasil mergulhou no caos diante do colapso na saúde com o agravamento da Covid-19. O que os médicos, cientistas e demais profissionais da saúde vinham dizendo há um ano sobre a possibilidade do Brasil viver uma crise humanitária sem precedentes caso o Ministério da Saúde e o governo federal não tomassem as medidas corretas e levassem a sério a gravidade da pandemia, se tornou realidade e o país está vivendo o pior momento diante ao novo coronavírus.

Vários estados estão vivendo o colapso do sistema de saúde com centenas de pacientes a espera de um leito de Unidade de Tratamento Intensivo – UTI – com hospitais lotados, os pacientes estão morrendo na fila de espera.

O médico Luzo Dantas Neto, que atua na cidade de Colombo, localizada na Região Metropolitana de Curitiba, capital do estado do Paraná, revelou que teve o pior plantão desde o início da pandemia entre terça-feira (2) e quarta-feira (3).

Paran atingiu nmero recorde da espera por vagas de leitos para Covid-19 Foto Aria DiasAEN

Luzo revelou que precisou intubar um grande número de pacientes, algo assustador e atípico, de acordo com o médico foi bastante triste, pacientes graves mas ainda estavam conscientes, muito deles fizeram videochamadas com os familiares para dizer que seriam intubados e se despedir com um até logo.

Entretanto, muitos deram o adeus derradeiro e isso é devastador para toda a equipe que vem lutando para manter seus pacientes vivos. Ainda segundo o médico, não há vagas de UTI, as UPAS estão lotadas, cerca de 730 pacientes estão aguardando um leito que não existe. Do outro lado da porta de entrada dos hospitais estão os familiares em desespero sem ter o que fazer e sem poder ficar perto daqueles que ama.

Com uma voz esgotada, Luzo pediu que as pessoas se cuidem ao máximo neste momento. “Evitem contato com outras pessoas, porque tem muita gente infectada, muita gente doente, muitas pessoas que nem sabem que estão com o vírus e acabam infectando outras pessoas”.

 

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.