O sucesso de um novo medicamento utilizado no tratamento contra o câncer vem trazendo muito otimismo para os pacientes que lutam diariamente contra o câncer.
A droga experimental dostarlimab que foi ministrada em pacientes que passam pelo tratamento contra o câncer foi capaz de eliminar a doença em 100% dos casos, afirma o estudo realizado pelos cientistas do ‘Memorial Sloan Kattering (MSK) Cancer Center’, localizado em Nova York.
A dostarlimab deve ficar disponível no Brasil a partir do mês de agosto deste ano informou a farmacêutica GSK Brasil. O medicamento já foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O que é a dostarlimab?
Segundo os cientistas a droga é constituída por um anticorpo monoclonal inibidor de controle, que foi criada para auxiliar e induzir as células sãs a identificarem e atacarem as células cancerígenas, o medicamento já está em uso nos Estados Unidos desde o principio do ano de 2021.
Ainda segundo a pesquisa realizada pelo ‘Memorial Sloan Kattering (MSK) Cancer Center’, durante a pesquisa realizada com 12 pacientes que se livraram do câncer e que não foi encontrado resquício da doença em qualquer parte do organismo, outro fator importante reportado pelo estudo é que nenhum dos pacientes sofreram com efeitos colaterais graves.
Entretanto no Brasil o medicamento que leva o nome comercial ‘Jemperli’ (dostarlimab), só foi autorizado para ser usado para o tratamento de um tipo raro de câncer de endométrio (tecido que reveste a parede interna do útero).