A graduada em doutorado em Ginecologia pela USP, Drª Flávia Fairbanks, foi entrevistada pela equipe de reportagem do portal de notícias da Globo sobre os cuidados considerados triviais para evitar riscos à saúde intima da mulher.
Segundo a doutora, alguns hábitos parecem inofensivos mas podem trazer sérios riscos à saúde feminina através da inseminação de fungos e bactérias. Confira quais foram os 12 hábitos destacados pela ginecologista Flávia Fairbanks.
1. Alimentação
De acordo com a médica, o consumo exagerado de gorduras, carboidratos e doces podem alterar o pH vaginal, que é um dos principais mecanismos de defesa da região intima da mulher. Já a alimentação com moderação de carboidrato ajuda na manutenção do pH.
2. Calcinha molhada
Nunca deixe sua calcinha secando no box ou pendurada em qualquer outro lugar do banheiro, pois tal hábito poderá favorecer a proliferação de bactérias e fungos.
3. Calça apertada
Ao usar calças mais apertadas você estará prejudicando a transpiração e ventilação da região íntima podendo irritar ou causar infecção no local.
4. Faça xixi após relação
lembre-se sempre que usando ou não preservativo, sempre faça xixi após a relação para expulsar as bactérias que ficam no canal da uretra.
5. Absorventes
A doutora alerta para o perigo quanto ao uso de absorventes diários ou protetores que muitas mulheres costumam usar diariamente, pois isso bloqueia a oxigenação e ventilação na área da vagina, podendo causar infecções ou corrimentos vaginais.
6. Troque o absorvente
o absorvente deve ser trocado a cada 4 horas ou no máximo 6h, mesmo que o fluxo esteja pouco ou no final do siclo.
7. Biquíni molhado
Ambiente quente e baixa ventilação e um ambiente perfeito para desenvolver candidíase, por isso não use biquíni molhado por muito tempo, troque ou coloque para secar.
8. Ducha vaginal
Embora ainda seja muito usado entre as mulheres, a ducha vaginal é um perigo para a saúde íntima da mulher, pois além de não contribuir para a higiene ainda acaba destruindo os mecanismo de barreira da vagina.
9. Calcinha de algodão
Prefira sempre as calcinha de algodão pois os outros materiais costumam abafam a região vaginal.
10. Depilação
A doutora diz que não é indicado a retirada de todos os pelos da região íntima.
11. Sabonete íntimo
De acordo com a ginecologista entrevistada, o sabonete íntimo deve ser evitado, ela lavar a região intima com água e sabonete neutro já é suficiente.
12. Nunca seque o xixi de trás para frente
Lembre-se que a forma correta é usar o papel higiênico de frente para trás, na direção da região vaginal para o ânus.