A morte do pequeno Arthur Gomes Benjamim, de apenas 2 anos de idade, causou uma enorme comoção em todo o Brasil.
O garotinho morreu engasgado com a tampa de uma garrafa pet, no último dia 7 de janeiro, em Macapá, capital do estado do Amapá. Ele estava sob os cuidados de seu pai Carlos Alberto Gomes Pereira Filho que é delegado da Polícia Civil do Amapá.
O pai de Arthur afirmou em carta aberta que fez de tudo para salvar o filho, ele vem recebendo ameaças nas redes sociais.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica que pode salvar sua vida ou a de um ente querido. Trata-se de uma simples manobra que resolve de maneira rápida e segura uma situação que pode levar à morte.
Os seres humanos têm que respirar a todo o momento, inclusive quando comem. Acontece que nós só temos uma abertura na garganta, dividida em dois caminhos. Quando nós engolimos, a epiglote fecha a laringe que dá acesso aos pulmões e o esôfago se abre para que o bolo alimentar desça para o estômago.
Todo este procedimento é muito rápido e dinâmico como pode ser visto no vídeo abaixo:
Devido à complexidade deste reflexo em algumas ocasiões o bolo alimentar desce antes que a laringe esteja totalmente fechada ou ela se abre antes que o bolo alimentar possa descer.
É assim que acontece o engasgo, um bloqueio das vias aéreas pelo bolo alimentar. Neste momento se torna crucial saber aplicar a manobra de Heimlich pois ela força o ar presente nos pulmões para cima causando a desobstrução das vias respiratórias.
Existem alguns passos antes de aplicar a manobra propriamente dita. Primeiramente peça para a pessoa engasgada tossir. Se ela não conseguir, dê 5 pancadas no meio das costas com a base da mão.
Se nenhuma das tentativas acima funcionar, coloque a pessoa engasgada de pé. Posicione-se por detrás da pessoa como se fosse dar um abraço por debaixo dos braços dela. Faça um punho com sua mão esquerda e posicione a mão direita sobre ela, como se segurasse o punho. Posicione as mãos na boca do estômago da pessoa engasgada e faça um movimento para cima, apertando a base dos pulmões. Repita até que o engasgo seja expelido.