Mandetta faz alerta apocalíptico sobre a pandemia Covid-19: “60 dias”

É preciso redobrar os cuidados.

O ex-ministro da Saúde e médico Mandetta, fez um alerta apocalíptico sobre a pandemia da Covid-19.

Mandetta foi o primeiro ministro da Saúde do governo Bolsonaro e por não obedecer aos mandos e desmandos de Bolsonaro que sempre tratou a pandemia da Covid-19 com descaso.

Por não aceitar e indicar o tratamento com a hidroxicloroquina, Madetta foi exonerado do cargo de ministro da Saúde.

Mesmo fora do governo, Mandetta vem acompanhando a evolução e o agravamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e em várias ocasiões concedeu entrevistas a diversos veículos de imprensa falando da forma incompetente e negacionista que impediu um combate sério ao novo coronavírus.

Desta vez o surgimento da nova cepa da Covid-19 que surgiu no estado do Amazonas que já se mostrou extremamente contagioso. Vale ressaltar que o colapso do sistema da saúde em Manaus e no interior do estado se deve a ferocidade de contagio desta nova cepa, já que 90% dos pacientes foram contaminados por ela.

Por causa da super lotação dos hospitais e da falta de oxigênio, dezenas de pacientes com a nova cepa foram transferidos para hospitais em vários estados do país, sem os cuidados necessários.

De acordo com Luiz Henrique Mandetta, cada um destes pacientes pode ser considerado como uma ‘muda’ da nova cepa, sendo assim, esta nova estirpe da Covid-19 pode ter sido plantada em vários estados do Brasil.

Ele reforçou que essa nova mutação da Covid-19 é mais difícil de ser contida, mais infecciosa e possui características bem diferentes das que já foram estudadas.

Segundo Mandetta, caso essa nova cepa comece a se disseminar no Brasil da mesma forma que aconteceu no Amazonas, ele acredita que dentro de 60 dias enfrentaremos uma “mega epidemia”, que poderá levar o sistema de saúde do país inteiro ao colapso.

 

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.