As manchas avermelhadas no rosto podem significar que a pessoa tem uma doença chamada rosácea. Essa doença não tem cura. Lembrando que qualquer sinal diferente na pele deve ser analisado por um profissional da aérea, um dermatologista.
Apesar de ser uma doença que não tem cura, com um acompanhamento médico, os sinais são amenizados.
Algumas pessoas costumam confundir os sinais das rosáceas com acne. Portanto, é importante ficar atento e estar sempre consultando um médico.
A rosácea costuma aparecer no rosto de mulheres a partir dos 30 anos ou daquelas que possuem a pele sensível. Ela é caracterizadas por aparecer pontos vermelhos no rosto, sendo os locais mais comuns, a bochecha, o nariz e na testa. Porém, também pode atingir outras áreas do rosto, apesar de algo ser mais raro.
O fator genético é algo que conta muito para desencadear a doença. Porém, fatores internos e externos também pode influenciar, como o alto consumo de comidas apimentadas, bebidas como chá e café. E alta exposição solar sem o uso de filtros solares ou mudanças bruscas de temperatura, também pode desencadear o rubor que é muito comum da rosácea.
Os sinais mais comuns de rosácea são os seguintes:
Manchas vermelhas no rosto
Desconforto
Lesões inflamadas
Uma pesquisa ainda mostrou que muitas mulheres tem suas vidas prejudicadas por conta da rosácea, tendo a auto estima afetada por conta da doença. Por esse motivo, é importante buscar tratamento.