O país acompanha a tragédia que a cidade de Petrópolis enfrenta. Na tarde de ontem, um enorme volume de chuva pegou a cidade de surpresa e causou deslizamentos e enchente. Imagens circulam as redes sociais, as informações circulam e causam consternação.
Até o momento, as autoridades contabilizam 38 mortos e um número incerto de desaparecidos. Casas inteiras estão soterradas e existe o risco de novos deslizamentos porque a previsão é de chuva e o solo esta encharcado.
Para muitos moradores da cidade, a cena é quase um “deja vu” de cerca de 10 anos atrás. Em 2011, na cidade de Nova Friburgo, que também fica na Região Serrana do Rio, mais de 900 pessoas morreram em decorrência das chuvas.
No dia 11 de janeiro, do ano de 2011, as chuvas causaram deslizamentos em diversos pontos da cidade. Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis foram as cidades mais afetadas. Até hoje, cerca de 100 pessoas permanecem desaparecidas.
Por dias, as áreas afetadas foram tomadas por militares, corpo de bombeiros e polícia. Voluntários, defesa civil e agrupamentos de outros municípios também chegaram a ser deslocados para prestar socorro. Mais de 35 mil pessoas ficaram desalojadas.
Ao todo, mais de dez cidades foram atingidas por aquela que ficou conhecida como a maior tragédia por desastre natural do país. As cidades, além das já citadas, foram Cachoreiras de Macacu, Cantagalo, Macuco, Carmo, Cordeiro, Três Rios, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Areal, Sumidouro, Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto.