O Congresso decretou luto oficial por quatro dias no país, onde essa decisão foi tomada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e informada publicamente neste último sábado, dia 8 de agosto.
Essa decisão foi tomada para decretar luto em solidariedade a todos os brasileiros que passaram pela perda e luto dos entes queridos, e também as pessoas que sofreram consequências e prejuízos decorrentes da pandemia do novo coronavírus
Após o Brasil passar a marca de 100 mil mortes por conta da Covid-19, foi anunciado o luto pela rede social do Twitter. Com esta decisão, o Senado e a Câmara só retornaram às suas atividades normais, no dia 12, na próxima quarta-feira.
O presidente do Senado declarou que esse é um dos dias mais tristes da atualidade no nosso país, onde números muito altos de vítimas foram registrados e por este motivo, o Congresso Nacional estava decretando luto aos brasileiros.
Para relembrar, o presidente do Senado contraiu o novo coronavírus em março e permaneceu em isolamento social e quarentena durante duas semanas. Após esse período, o político voltou às suas atividades normais.
Quando o o Brasil registrou a marca de 100 mil mortes pelo covid-19, muitos políticos e famosos resolveram se pronunciar sobre o assunto. O ex-ministro da justiça, Sérgio Moro, também se pronunciou sobre o número avassalador.
Moro declarou que não devemos ficar conformados com essa marca, e devemos nos solidarizar com as famílias que perderam seus entes queridos. Além disso, ele pede “que a ciência nos aponte caminhos e que a fé nos dê esperança”.