A comunidade do cinema, tv e teatro brasileiros está consternada com a notícia da morte do ator Paulo José. O ator tinha 84 anos e, segundo informações divulgadas à imprensa, vinha lutando contra uma pneumonia, mas não resistiu.
Paulo José nasceu no fim da década de 30, no interior do Rio Grande do Sul. Ainda na escola, ele começou a ter contato com artes e alguns anos depois ingressou o teatro amador, já em Porto Alegre.
Já nos anos 60, o ator se mudou para São Paulo e passou a atuar profissionalmente. Logo chamou a atenção e estrelou sua primeira novela, “Véu de Noiva”. Já em 1972, conseguiu seu primeiro grande papel, em uma novela de Walter Negrão, “O Primeiro Amor”.
Seu personagem, o inventor Shazan, fez tanto sucesso que se transformou em série. Entre os anos de 72 e 74, interpretou o mesmo personagem na série “Shazan, Xerife e Cia”.
Paulo José teve cerca de 60 anos de carreira e, ao longo desses anos, interpretou papeis importantes e em grandes produções. “Morde e Assopra” (2011), “Caminho das Índias” (2009), “JK” (2006), “Um Só Coração” (2004), “Senhora do Destino” (2004) foram algumas da recentes produções nas quais o ator participou.
Ao longo dos últimos 20 anos, o ator vinha lutando com o Mal de Parkinson. Ainda assim, emplacou vários trabalhos. Mesmo com a carreira consolidada na TV, não deixou de lado o cinema e o teatro.