Foi anunciada mais uma triste morte de um querido artista que fez muito sucesso no meio do Reggae.
Lee “Scratch” Perry, o monumental cantor de reggae e produtor que ultrapassou os limites da música jamaicana – misturando gêneros como rock, hip-hop e dança – com suas explorações no dub, morreu aos 85 anos.
Perry morreu no domingo em um hospital da região, no oeste da Jamaica. A causa da morte era desconhecida até o momento.
Ele trabalhou e produziu para vários artistas, incluindo Bob Marley e os Wailers, os Congos, Adrian Sherwood, os Beastie Boys e muitos outros. Sem dúvida, Lee Scratch Perry sempre será lembrado por sua excelente contribuição para a fraternidade musical.
Ao longo de uma carreira de sete décadas, Perry foi um dos artistas mais entusiasmado da música; Kiss Me Neck , um livro que lista toda a produção de gravações de Perry até o início dos anos 2000, tem mais de 300 páginas.
Nascido na Jamaica rural em 1936, o desconfortável Rainford Hugh “Lee” Perry mudou-se para a cidade no início dos anos sessenta.
A carreira de Perry na música começou no final dos anos 50, quando ele foi contratado para vender discos, no início dos anos 60, Dodd abriu seu famoso Studio One, onde Perry – apelidado de “Little” na época, devido à sua estatura baixa, teve sua primeira experiência no estúdio de gravação, produzindo algumas dezenas de músicas para a gravadora.