O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manifestou-se no início da noite deste domingo, dia 08 de janeiro, para anunciar a decretação de uma intervenção federal no Distrito Federal. A medida tem validade até 31 de janeiro.
A decisão do presidente da República tem relação direta com os atos protagonizados por vândalos que invadiram o Congresso Nacional, destruindo estruturas dos prédios da Câmara, Senado, além de atos no STF (Supremo Tribunal Federal) e Palácio do Planalto.
No mesmo pronunciamento, Lula garantiu que um trabalho investigativo será deflagrado com o intuito de apurar os responsáveis pelo financiamento dos atos cometidos pelos vândalos, prometendo que todos serão postos perante a Justiça para que cumpram os ditames legais. Veja a seguir o que ele falou.
“Vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei”, afirmou à imprensa.
O político do PT cumpre agenda na cidade de Araraquara, localizada no interior do Estado de São Paulo, e não presenciou diretamente os atos de vandalismo registrados em Brasília.
A visita oficial do presidente da República ao município paulista tem relação com as fortes chuvas que castigaram a região, provocando muita destruição e perdas materiais, incluindo um grande número de desabrigados.
A tendência é que o presidente da República regresse a Brasília ainda hoje. No Planalto Central da República, deve comparecer aos prédios públicos depredados pelos vândalos para analisar de perto os reais prejuízos causados contra o Erário.