Foi confirmada a alta hospitalar do presidente eleito, Luiz Inácio da Silva, depois de passar por procedimento médico. Diagnosticado com leucoplasia, Lula precisou ser internado para passar por um procedimento cirúrgico.
A cirurgia foi bem-sucedida e Lula já recebeu alta. A leucoplasia, no caso do presidente eleito, se trata de uma lesão localizada na garganta. O presidente eleito se recupera em casa e passa bem, segundo informações da assessoria.
Lula deu entrada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou pelo procedimento. De acordo com nota do hospital, a abordagem escolhida foi uma laringoscopia para remoção da lesão na prega vocal do lado esquerdo.
Bom dia. Já em casa, depois de um pequeno procedimento ontem. Tudo resolvido e bem. Boa semana para todos. pic.twitter.com/GKIedoN030
— Lula (@LulaOficial) November 21, 2022
Ainda de acordo com o boletim médico, a suspeita de neoplasia foi descartada por exame. A neoplasia é um tumor que pode se desenvolver pelo aumento da presença de células, mas foi descartado.
O problema de saúde foi descoberto antes da viagem ao Egito e gerou preocupação porque, em 2011, Lula tratou um tumor maligno na laringe. A lesão identificada neste ano, no entanto, não tem relação com o tumor de 10 anos atrás.
Lula deve permanecer em casa, localizada em São Paulo, enquanto se recupera. Para esta segunda (21), o presidente eleito não tem agenda pública e deve se manter em repouso.
Ao longo do período de eleição, especialmente durante comícios e discursos públicos, Lula chamou a atenção pela rouquidão. Exames clínicos identificaram a leucoplasia, que agora foi totalmente removida em cirurgia.