Como esperado com a troca mudança na presidência, o governo federal tem sofrido mudanças. Desde o dia 1° de janeiro, dia da posse, Lula já assinava decretos, revogações e promovia mudanças.
Agora, com a reformulação da Casa Civil, novas mudanças poderão ser observadas. Uma dessas mudanças, como foi confirmado, é o fim do programa Brasil Voluntário. Criado no governo Bolsonaro, o programa tinha Michelle como idealizadora e líder.
A partir da assinatura do decreto 11.329 de 1º de janeiro de 2023, o programa foi extinto. A mudança já era esperada e, ainda no dia 1°, Michelle já tinha anunciado pelas redes sociais que se afastaria do programa.
Isto é, mesmo se o programa continuasse sob o novo governo, a ex-primeira-dama já havia deixado claro que não voltaria. A decisão também já era de se esperar já que Bolsonaro e Lula possuem ideias diferentes e rivalizaram durante os últimos anos.
As mudanças do novo governo vem sendo implantada aos poucos. Ao longo dos primeiros dias do ano, Lula tem se articulado para buscar cumprir promessas de campanha. O novo governo pega grandes desafios e muita expectativa.
Bolsonaro, por sua vez, segue nos Estados Unidos e não tem previsão de retorno ao Brasil. Em seu último pronunciamento como presidente, afirmou que faria oposição contra Lula nos anos seguintes.
Também nos Estados Unidos, Michelle acompanha o ex-presidente na viagem. Bolsonaro inclusive já foi visto dando atenção a apoiadores no país.