Lula cumpre promessa de campanha e toma medida sobre privatizações

Presidente já tinha anunciado o que faria.

Já empossado como Presidente da República, Lula começou a trabalhar cedo. Poucas horas depois da solenidade na Câmara, que garante ao presidente eleito a posse, o presidente já assinava decretos e despachos.

Um desses documentos chamou a atenção de quem acompanha os processos de privatização que vinham tomando corpo nos últimos anos. O presidente Lula já sinalizou que não pretende dar continuidade a eles.

Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Eletrobras, Correios e Petrobras, como outras empresas públicas, vinham sob forte pressão para passarem pelo processo de privatização. No entanto, o atual governo já demostrou que não deve seguir por essa linha.

Lula sempre defendeu a estatização de órgãos considerados estratégicos e demostrou estar disposto a manter o posicionamento ao longo de seu governo. Com documento assinado no domingo (01), Lula atribuiu a seus ministros a tarefa de revisar os processos.

Ainda durante a campanha, o agora presidente já vinha demostrando que faria isso. “Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Eletrobras, Correios e Petrobras“, chegou a declarar em maio deste ano.

Parem de tentar privatizar as nossas empresas públicas“, afirmou na ocasião. Durante o governo Bolsonaro, a privatização da Eletrobras avançou e esse processo deve ser revisto pelo novo governo.

A decisão foi prometida por Lula durante a sua campanha e vai de encontro a toda a história dos governos petistas, que sempre defenderam o fortalecimento das empresas e órgãos públicos considerados estratégicos ao funcionamento do país como um todo.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.