Luciano Huck é um dos apresentadores mais conhecidos do Brasil. E atualmente, ele está no comando do programa ‘Domingão’, que costuma ser exibido pela emissora Globo. De forma recente, o famoso precisou se desculpar após ter cometido um erro.
Tudo aconteceu durante uma das atrações de seu programa, ‘Quem Quer Ser Um Milionário’, que consiste em responder perguntas. Uma das questões abordava a morte de George Floyd que aconteceu em meados de 2020, se tratando de um homem negro que morreu asfixiado por um policial. E logo após o apresentador ter recebido críticas por racismo nas redes sociais, ele assumiu o erro e se desculpou.
O famoso chegou a ser cobrado em suas redes sociais pelo advogado Thiago Amparo, que também é professor de direitos internacionais e direitos humanos na FGV (Fundação Getúlio Vargas).
A pergunta em questão seria qual foi a última frase dita por George. No caso, a resposta era ‘Eu não consigo respirar’.
“Para pessoas negras, o caso do Floyd (e tantos outros Floyds brasileiros) é traumático ao ponto de fazer com que colocar suas últimas palavras num quiz de entretenimento seja inaceitável”, disse Thiago, através de seu Twitter e pedindo um posicionamento de Huck.
Com toda a repercussão gerada, Luciano Huck respondeu o advogado, reconhecendo o erro que teve por não ter pensado em agir de forma imediata.
Vc tem toda razão sobre a pergunta formulada. Estou cada vez + consciente do qto devo evoluir no letramento antirracista além da intenção. Não tenho acesso prévio às perguntas e desta vez não tive a presença de espírito p/ reagir de imediato. Errei. Peço desculpas.E vms conversar https://t.co/zFGbytxzML
— Luciano Huck (@LucianoHuck) December 6, 2022
Nos comentários da postagem, é possível notar que as opiniões são divididas.