Cerca de 20 pessoas que integravam a equipe de colaboradores de Luan Santana foi afastada. A justificativa é a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. O cantor confirmou que pretende recontratar a equipe quando a situação voltar ao normal.
A assessoria do cantor ainda deixou claro que todos os membros afastados tiveram seus direitos trabalhistas respeitados e estavam devidamente registrados, conforme rege a CLT. A assessoria adiantou ainda que está fornecendo toda a documentação necessária para que os ex-funcionários consigam dar entrada no pedido de seguro-desemprego.
Ainda de acordo com a nota enviada à imprensa, Luan manteve o vínculo legal com todos os membros da equipe por cinco meses, mesmo com a drástica mudança de cenário. Com a pandemia, sem shows ao vivo, o faturamento do cantor caiu bruscamente.
Ainda assim, Luan manteve a equipe de shows até agora. Ao G1, a assessoria do cantor confirmou que os funcionários serão contratados pontualmente, em regime de freelance, em caso de atuação em alguma Live do cantor. Mas o vínculo empregatício foi suspenso.
O anúncio gerou discussão nas redes sociais. De um lado, quem entenda a posição delicada do cantor; de outro, há quem acuse Luan Santana de estar sendo egoísta, já que acreditam que, mesmo com a queda de faturamento, ele teria condições financeiras de manter o emprego da equipe demitida.
Luan Santana não é o primeiro artista a manifestar mudanças em decorrência da pandemia. Muitos outros, especialmente aqueles cujo faturamento já não é tão alto em tempos normais, expressam a brusca queda no fluxo de caixa.
Há cerca de um mês, por exemplo, a banda Scalene, famosa pela participação no programa Superstar da Globo, precisou inativar o CNPJ. Também ao G1, o tecladista da banda explicou que a pandemia impactou drasticamente as contas.
Ainda na entrevista, Tomás Bertoni tranquilizou os fãs afirmando que os membros da banda teriam condições de se manter na pandemia, mesmo sem shows ao vivo, e se mostrou grato por esse “privilégio”, destacando que haviam pessoas que não teriam essas condições.