Um dos medicamentos mais conhecidos e usados pelos brasileiros que sofrem de hipertensão ou insuficiência cardíaca são aqueles que usam a losartana como principio ativo. A losartana é uma medicação anti-hipertensiva que tem o objetivo de baixar a pressão arterial.
Nesta semana foi informado ao mercado que a farmacêutica Sanofi Medley está fazendo o recolhimento de três formulações do medicamento pois encontraram impurezas que podem gerar mutações e aumentar o risco de desenvolver um câncer.
O laboratório responsável está recolhendo 3 produtos que possuem a losartana como princípio ativo: são eles o losartana potássica com hidroclorotiazida e a losartana potássica.
É muito comum encontrar brasileiros que fazem o uso diário deste medicamento para o controle da pressão arterial.
De acordo com o órgão de vigilância sanitária do Brasil, a Anvisa, essas impurezas que foram encontradas são chamadas de nitrosaminas. A substância é encontrada em diversos alimentos e são seguros pois são consumidos em baixa quantidade.
O problema surge quando há ingestão de grande quantidade e de maneira prolongada, fazendo aumentar o risco de desenvolver um câncer, já que a nitrosaminas podem causar mutação no DNA.
A grande questão agora é: o que os pacientes que tomar esse medicamente devem fazer?
De acordo com médicos cardiologistas, neste momento a solução é procurar orientação de seu médico para fazer a substituição do medicamento por outro fabricado por laboratório diferente ou até mesmo para fazer a troca por outro.
É importante não fazer nenhum alteração sem a consulta médica e muito menos deixar de tomar a medicação para hipertensão ou insuficiência cardíaca.