Quem tem celular antigo vai ter que trocar se quiser continuar usando o aplicativo de mensagens mais querido do mundo. O whatsapp informou que vai deixar de funcionar em alguns sistemas operacionais mais antigos.
O anúncio pegou muitos usuários de surpresa e já gerou debate nas redes sociais. Embora sejam aparelhos de sistema operacional mais antigo, muitos deles continuam sendo usados, principalmente por usuários mais velhos, com menos exigências.
Mas não tem volta. Quem quiser usar o whastapp, segundo a própria empresa, vai precisar adotar telefones Android a partir do 4.1, já para o iOS, o whatsapp vai continuar funcionando para aparelhos posteriores a 2016. Ainda quem usa os JioPhones, vão precisar adotar aparelhos com KaiOS 2.5.1 ou posterior.
A decisão foi baseada em muitos aspectos, mas também a partir da orientação de técnicos da empresa. O whatsapp tem procurado investir em segurança e privacidade no aplicativo, mas algumas tecnologias dependem do suporte do sistema operacional, algo que aparelhos mais antigos falham.
Não existe uma estimativa de quantos usuários vão deixar de ter acesso ao aplicativo, mas vale dizer que esta é uma decisão que engloba todo o aplicativo, não sendo algo apenas para usuários brasileiros.
Apesar da intensa concorrência, o whatsapp consegue se manter como aplicativo mais usado para mensagens instantâneas no mundo. Seu maior concorrente é o telegram, que segue crescendo em número de downloads. No entanto, é difícil algum usuário ter apenas um ou o outro no telefone, sendo geralmente usados ao mesmo tempo.