Segundo informações da Polícia Civil da Paraíba, o líder de facção José Wilson da Silva Filho foi localizado e morto em confronto com a polícia. Conhecido como “Argentino”, ele é apontado como um dos mandantes da onda de violência que toma o Rio Grande do Norte.
Ainda segundo as informações, José Wilson da Silva Filho estava se escondendo em João Pessoa. “Argentino” tinha 29 anos e, segundo a polícia, reagiu ao ser localizado pelos policiais.
José é apontado como chefe da maior facção em atividade no RN. Ele seria um dos mandantes dos crimes que apavoram o estado. A polícia tem algumas teses sobre a motivação.
O estado tem visto, nos ultimos dias, um aumento de crimes violentos pelas ruas. Para as autoridades, os crimes são de autoria da facção e os interesses poderiam ser principalmente dois: retaliação pela apreensão de drogas ou protesto pelas condições das penitenciárias do estado.
Para ajudar a conter a violência, o Governo Federal enviou mais de 100 agentes da Força Nacional. O governo afirma que o período inicial é de 30 dias, mas que pode ser ampliado.
Outra medida das autoridades, já anunciada, é a troca de chefes de facção das penitenciárias em que estão presos. As autoridades acreditam que os detentos conseguem passar ordens de dentro da prisão.
Até o momento, a polícia já prende cerca de 30 pessoas além de dinheiro, galões de gasolina, drogas, e mais junto com os suspeitos.