Levantamentos feitos pelo Instituto Paraná Pesquisas indicam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na primeira colocação, em todos os cenários, para vencer a corrida ao Palácio do Planalto em 2022, caso as eleições fossem realizadas hoje. O resultado foi emitido nesta quarta-feira (09) e coloca o petista com 38,9% das intenções de voto, repetindo os resultados das últimas análises.
Em segundo lugar aparece o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), com 30,9%. Considerando a margem de erro, os dois candidatos permanecem com os mesmos números, tendo em vista que, no último levantamento, Lula despontou com 40,1% das intenções de voto, ao passo que o atual presidente, em busca da reeleição, aparecia com 29,1%.
Nas posições subsequentes aparecem tecnicamente empatados o ex-juiz federal Sérgio Moro, responsável por conduzir a Operação Lava-Jato, além do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes. O candidato do Podemos aparece com 7,4% das intenções de voto, ao passo que o nome escolhido pelo PDT está na sequência, com 6,8%.
A margem de erro estipulada pelos cálculos do Instituto Paraná Pesquisas é de 2,2 pontos percentuais, tanto para mais, quanto para menos. Para a confecção do levantamento, foram entrevistados 2.020 eleitores, pessoalmente, com idades de 16 anos ou mais, em 26 estados da federação e no Distrito Federal. No total, foram 164 municípios brasileiros que participaram do estudo, levado a efeito entre os dias 3 a 8 de março de 2022.