A leucemia é um câncer que afeta os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos e que são responsáveis por realizar a defesa em nosso organismo. A doença se inicia na medula óssea e pode se espalhar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea.
Algumas consequências da leucemia podem ser o surgimento de anemia, infecções e hemorragias, já que a doença interfere diretamente no bom funcionamento do organismo.
A leucemia é uma doença grave e que precisa de tratamento. Ela pode ser fatal, se não for tratada da forma correta.
Tratamento
O tratamento da doença varia de acordo com a gravidade em que o paciente se encontra. Porém, costuma ser feito através de quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.
Sintomas
Os principais sintomas observados nos pacientes com leucemia são:
Febre alta
Calafrios
Suor
Emagrecimento excessivo
Ínguas inflamadas
Dor nos ossos
Aumento do baço
Sangramento fácil
Dor de cabeça
Náusea
Vômitos
Diagnóstico de leucemia
O diagnóstico pode ser feito através de alguns exames, como hemograma, mielograma, biópsia, tomografia ou ressonância magnética.
É uma doença que tem cura?
Em alguns casos, o paciente pode se curar da leucemia. Isso ocorre, especialmente, quando o diagnóstico da doença é feito de forma precoce.
Porém, em alguns casos, no qual o paciente já está em uma fase mais avançada e o organismo se encontra muito debilitado, é extremamente dificil se ter uma cura.