A novela A Usurpadora foi um grande sucesso que foi ao ar no finzinho dos anos 90 e teve como protagonistas as grandes estrelas Gabriela Spanic e Fernando Colunga. Seu sucesso foi tamanho que já foi reexibida diversas vezes e aqui no Brasil foram sete reapresentações.
O ator Fernando Colunga fazia o papel do galã da novela, Carlos Daniel, que era casado com Paola. Mais à frente na trama ele se apaixona pela irmã gêmea de Paola, a Paulina, que se torna A Usurpadora.
O personagem de Carlos Daniel tratava-se de um homem constantemente enganado pela mulher e que tinha uma prima que o desejava. Outros grandes folhetins que foram estrelados pelo ator Fernando Colunga são Marimar, Maria do Bairro e Esmeralda.
A Usurpadora foi a porta de entrada para o sucesso que o ator obteve, atuando em diversas novelas, uma após a outra nas redes mexicanas, entre elas Abraça-me muito forte, Amor Real, Amanhã é para sempre, A Dona.
Até o ano de 2013 o ator ficou na Televisa e sua última novela foi Porque el amor manda. A partir de 2015 começou a atuar na Telemundo, nos Estados Unidos, fazendo grande sucesso na novela Pasión y Poder, papel bem diferente de todos os que já interpretou. Logo em seguida se afastou por um tempo das telinhas, voltando em 2019 para a Telemundo.
As novelas da emissora Telemundo são reconhecidas por serem bem atuais e de fortes emoções, com cenas de muita ação e com temas bem expressivos. Fernando Colunga trabalhou na série Malverde: El Santo Patrón, que tinha previsão de estreia para 2020, porém com o caos criado pelo novo coronavírus, não há data correta para isso acontecer.
Os internautas comentaram a respeito do ator. Disseram que mesmo com o passar dos anos ele ficou ainda mais charmoso.