Uma nova ameaça para a saúde global foi identificada por uma equipe de cientistas, um novo vírus muito parecido com o Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19, foi descoberto em morcegos na Rússia.
O vírus encontrado na Rússia recebeu o nome de Khosta-2, trata-se de um patógeno que pertence a mesma subcategoria de coronavírus e está englobado na categoria de zoonose, ou seja, é uma doença que primordialmente circula entre os animais, contudo, pode vir a infectar os seres humanos.
Vale ressaltar que a pandemia da Covid-19, ainda não foi aniquilada, há pessoas infectadas em todo o mundo, em um cenário mais controlado, porém, continua fazendo vítimas.
Ainda segundo os cientistas, as vacinas desenvolvidas para combater a Covid-19, não mostraram eficácia contra o Khosta-2, testes realizados em laboratório com os imunizantes não surtiram efeito.
A pesquisa foi liderada pelos cientistas da Escola para Saúde Global Paul G. Allen, da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos.
“Nossa pesquisa demonstra ainda que os sarbecovírus que circulam na vida selvagem fora da Ásia também representam uma ameaça à saúde global e às campanhas de vacinas em andamento contra o Sars-Cov-2 (Covid-19)”, afirma o virologista Michael Letko, que faz parte da equipe que vem realizando a pesquisa.
Letko afirmou que não há intenção de causar pânico na população, o estudo não afirma que este vírus é imune às vacinas, contudo, acende um novo alerta, pois é preocupante saber que um novo vírus pode iniciar uma nova pandemia.