Ao longo de meses, uma empresa brasileira organizou uma ação contra o Barcelona, Santos, empresários e o próprio Neymar por supostas irregularidades na transferência do jogador, há anos atrás. A empresa afirmava ter sido enganada na transação.
O processo era longo e incluir a suposta sonegação fiscal na negociação, o que poderia resultar em complicações graves tanto na vida profissional do atleta, quanto em sua vida pessoal já que um dos riscos era a prisão.
Em outubro, o Ministério Público já havia sinalizado a recomendação pela inocência das partes. Agora, após apreciação do processo, a Justiça espanhola determinou a absolvição de todos os acusados.
Com a decisão, Neymar pode finalmente dar por encerrado o possível problema com o fisco espanhol. Além disso, o jogador também não precisa mais se preocupar com a possível penalização de seu pai, que é seu empresário até hoje.
A Justiça espanhola entendeu que não houveram irregularidades na compra do jogador. Neymar saiu, ainda antes dos 20 anos, para o Barcelona após temporadas bem-sucedidas no Santos, já com status de craque.
Após passagem vitoriosa pelo Barcelona, Neymar deixou o clube catalão para ser protagonista absoluto no PSG. A mudança já passou por altos e baixos e hoje o jogador já não é tão protagonista quanto desejava.
Aos 30 anos, Neymar não conseguiu conduzir o clube a vitória na Champions League e agora já não fala com certeza sobre o futuro no futebol, após a Copa do Mundo.