Na Angola, a Justiça determinou que vários templos da Igreja Universal devem ser fechados. De acordo com a agência Lusa, ao longo deste domingo as autoridades policiais encerraram as atividades em alguns imóveis.
Vale lembrar que neste final de semana voltaram a ser autorizados cultos religiosos no país, mesmo como avanço da pandemia. Entretanto, vários cuidados deverão ser tomados para garantir segurança aos fiéis.
No mês passado, ao menos 7 tempos da Igreja Universal chegaram a ser fechados devido a uma investigação que tem sido feita desde o ano passado. As autoridades apuram se a instituição de Edir Macedo teria cometido irregularidades.
Há acusações de que a Igreja Universal cometeu discriminação racial e ainda teria obrigado alguns de seus pastores a fazerem vasectomia. Também vem sendo averiguado se houve evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
Um representante da entidade enviou uma nota à agência Lusa informando que a Universal ficou surpresa com a decisão da Justiça. Além disso, foram relatados que os policiais tiveram atitudes truculentas e usaram de força excessiva, chegando a intimidar vários fiéis e pastores. O representante ainda acrescentou que todos exerciam seu “direito de liberdade de culto”.
Ainda de acordo com o comunicado, os agentes não apresentaram nenhum mandado ou documentação que mostrasse que aquela operação realmente era legal.
No Brasil, o Congresso Nacional estuda a possibilidade de enviar uma comissão ao país para averiguar as denúncias de violência contra pastores brasileiros.