Não é de hoje que o futebol aflora em muita gente sentimentos profundos e em determinadas situações levam a uma confusão generalizada no estádio e em suas imediações. Infelizmente, é uma cena corriqueira que acontece em vários lugares do mundo.
E não é raro vermos situações extremas em que pessoas acabam perdendo sua vida em meio a este tipo de confusão. Mas desta vez o caso trágico aconteceu dentro do gramado do campo de futebol e a vítima foi o próprio árbitro da partida.
José Arnoldo Amaya perdeu sua vida após ser brutalmente agredido por jogadores e torcedores durante uma partida que ele estava apitando em El Salvador. O caso aconteceu neste último final de semana, no Estádio Toluca.
As agressões aconteceram após Amaya expulsar um jogador que recebeu o segundo cartão amarelo.
Amaya era árbitro de futebol há 20 anos e sofreu graves lesões devido às agressões. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital mas não resistiu e faleceu devido a uma hemorragia interna.
A Federação de Futebol de El Salvador emitiu nota em que lamenta, repudia e condena o triste ocorrido com o árbitro José Arnoldo Amaya.
Eles ainda afirmara que a Federação repudia todos os atos de violência que acontecem nos diferentes recintos esportivos.
José Arnoldo Amaya pertencia à Associação Nacional de Árbitros de Futebol de El Salvador e tinha 63 anos de idade. Sem dúvidas, este é um dos episódios mais tristes da história do futebol.