Uma jovem de apenas 19 anos de idade teve uma parte de seu pulmão retirada devido ao uso de narguilé. O objeto é bastante comum entre os mais jovens que costumam comprar sabores para fumar do tabaco.
E a jovem precisou retirar o lobo inteiro do pulmão nesta última segunda-feira, dia 14 de junho. Ela contraiu fungos devido ao uso do narguilé. O caso aconteceu na região de Cuiabá, no Mato Grosso. Identificada como Lívia Monteiro, ela ainda precisou passar por uma transfusão de sangue devido a quantidade imensa que perdeu por conta da cirurgia.
Lívia relatou que ficou cerca de dois dias na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e agora está descansando na enfermaria. Ela também contou sobre os seus hábitos em relação ao narguilé.
A jovem alega não fumar com frequência. Apenas fazendo utilização do objeto uma ou duas vezes por mês.
Em suas redes sociais, ela publicou um desabafo e decidiu fazer um alerta para os seus amigos.
“Os fungos são silenciosos e se proliferam pelos órgãos, podendo causar morte ou até mesmo paralisação do órgão. A dor é tanta que estou à base de morfina e mesmo assim ainda sinto dor”, disse a jovem.
Lívia também disse que descobriu a doença após se sentir muito mal ao usar narguilé. Ela chegou a fazer teste de COVID-19, mas todos deram negativos. Ao ir a um pneumologista, ele identificou a doença.
A jovem apenas deseja que outros tomem cuidado com o narguilé, pois não deseja o que ela está passando para ninguém.